Às vésperas do 100º jogo pelo Bahia, Lomba decreta: ‘Obrigação de vencer’

terça-feira

O próximo domingo será um dia importante para o Bahia. Após um mês longe de partidas oficiais, o Tricolor vai matar a saudade das competições. Pela segunda fase do Campeonato Baiano, o Esquadrão de Aço vai enfrentar o Vitória da Conquista, no estádio Lomanto Júnior.

Mas o dia não será especial apenas para o clube. O goleiro Marcelo Lomba pretende ter motivos para comemorar seu 100º jogo com a camisa tricolor quando o árbitro apontar o centro do campo e decretar o fim do confronto.

- Infelizmente fomos eliminados da Copa do Nordeste, mas esta é a chance de um recomeço. Fico muito feliz por poder fazer 100 jogos. É a primeira vez que vou completar 100 jogos como titular em um clube. Estou muito feliz por ser no Bahia, um clube que me acolheu. Acho que é jogo do recomeço da temporada, onde a gente vai colocar todas as nossas forças no Campeonato Baiano. A gente está empenhado e com motivação de sobra para vencer – afirmou o goleiro, nesta segunda-feira.

No Bahia desde 2011, Lomba conquistou o carinho e a idolatria da torcida. O jogador ajudou o Tricolor a permanecer na Série A nos dois últimos anos e ostenta no currículo o título baiano do ano passado. Com a experiência de quem tem nos ombros o amor de uma das maiores torcidas do país, ele garante que o tempo afastado das partidas oficiais não será problema no próximo domingo.

- Eles [Vitória da Conquista] têm ritmo de jogo, porque estão jogando. Isso influencia, mas a gente não pode medir esforços. A gente treinou muito, fez coletivo. Jorginho ensaiou inúmeras vezes as jogadas. Estamos há 40 dias treinando, às vezes de manhã e de tarde, para quando chegar o dia estarmos 100% e todos poderem dar o seu melhor. O time está bem. Estou bastante confiante. Acho que o time está bem preparado. Vai ter que ser cobrado, porque fomos eliminados da Copa do Nordeste, agora a volta por cima vai ter que ser no Campeonato Baiano - declarou.

E a boa campanha do adversário não assusta o Paredão tricolor. Quarto colocado do estadual no ano passado, o Vitória da Conquista dominou a primeira fase do Baianão 2013 e começa a segunda etapa do torneio com moral. É o time de melhor ataque da competição, com 16 gols marcados, média de 1,7 por partida, e possui também a segunda defesa menos vazada, com apenas cinco gols sofridos nas oito partidas que disputou até aqui.


Para Lomba, os números não são motivo de recuo. O goleiro acredita que o Bahia, por si só, tem força para superar os adversários que virão pela frente. E mais: pelo tempo que teve para se preparar, a obrigação do Tricolor é bater os rivais.

- A gente sabe que o Vitória da Conquista vem bem. Foi o primeiro colocado e com vantagem. Mas a gente tem que se impor, não pode temer ninguém. A própria camisa do Bahia se impõe dentro de campo. A gente não pode escolher adversário. Quem aparecer na frente a gente vai ter que vencer. Até porque a gente está há bastante tempo parado. A gente tem obrigação de conseguir vencer os jogos e se classificar para chegar forte na próxima fase - decretou.

Para facilitar a concretização do objetivo tricolor e ajudar o Bahia a conquistar o segundo título estadual consecutivo, o técnico Jorginho lançou mão de um artifício diferente. Ciente de que os campos do interior do estado não têm a mesma qualidade do gramado do estádio de Pituaçu, o treinador modificou o local de treinamentos: do campo 1 do Fazendão, os jogadores passaram a trabalhar no campo 2, cujo gramado não é tão bom quanto o primeiro. A ideia é habituar o elenco a atuar em cenários de condições inferiores.

- É importante, porque a gente treina em um campo de qualidade boa, parecidos com os campos do Campeonato Brasileiro. Aí a gente chega no Campeonato Baiano e é diferente. O campo é diferente, a bola quica. É uma mistura de grama e terra. É o que a gente vai enfrentar, é o que o Bahia enfrenta todo ano. A gente espera passar por cima disso com qualidade técnica. Claro que nivela um pouco o jogo, porque os outros times estão m ais acostumados que a gente. Mas isso não vai poder ser fator diferencial para o time conseguir ganhar. A gente vai ter que ir para cima e pressionar os adversários jogando em Pituaçu ou fora de casa – finalizou Lomba.




Por -  globoesporte.com

 
Blog Bahêa © 2012 - 2013 | Desenvolvido por Bubble Shooter, com a colaboração de Reseller Hosting , Forum Jual Beli e Business Solutions